Realizar um atendimento personalizado não só irá te ajudar a vender mais em sua agência, como também o manterá em destaque no mercado competitivo de turismo e viagens. E a definição de personas tece um caminho importante neste processo.
Desde as últimas décadas, o mundo tem passado por uma verdadeira transformação, onde cada vez mais avanços integram a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, especialmente em relação aos negócios.
Em razão disso, é importante se manter atento às novidades do mercado, além de entender que determinados recursos podem (e devem) ser utilizados em prol da comunicação ativa com o cliente.
Afinal, você não apenas deve entender as necessidades do seu consumidor, como também saber se comunicar com o seu público de forma direta e coesa. E, para isso, as personas tornam-se indispensáveis.
A seguir, entenda mais sobre a importância deste recurso e como aplicá-lo de maneira proveitosa para o seu negócio. Aproveite!
Afinal, o que podemos entender por personas?
Diferente da definição do público-alvo, que apresenta informações de forma mais abrangente, as personas consistem em detalhes mais específicos, visando o arquétipo do cliente ideal.
Ela se baseia em dados sólidos sobre características comportamentais e demográficas dos consumidores, tais como suas motivações, preocupações, objetivos, histórias pessoais e desafios.
Fora isso, é certo dizer que ela passa justamente pelo contato com o seu público-alvo, permitindo que os agentes de viagem adquiram uma rápida análise das características comuns entre os principais compradores.
Aliás, ter uma base sólida de clientes o possibilitará identificar suas personas de forma mais eficaz. Lembre-se: ainda que cada um de seus consumidores apresentem características únicas e distintas, há sempre um fator comum que o ajudará a identificá-los.
Portanto, a dica é sempre focar tanto nos clientes satisfeitos, quanto naqueles insatisfeitos, pois isso te ajudará a entender a percepção deles sobre o seu produto e os desafios encontram para usufruir dele.
A importância de definir personas para a sua agência de viagens
Aqui no blog já falamos sobre a importância de uma boa estratégia de marketing digital para agências de turismo e viagens. Da mesma forma, a criação de personas se faz primordial como uma estratégia complementar nos resultados que deseja obter.
É através dela que você conseguirá se conectar da melhor forma com o seu público, utilizando a mensagem certa para pessoas certas, de modo que se obtenha maiores chances de sucesso.
Ao não definir as personas, é mais provável que sua estratégia se torne insustentável com o tempo, o que não é visto como prejudicial para seu negócio.
Neste sentido, enumeramos alguns bons motivos que provam a importância da definição de personas para a sua agência. Acompanhe:
- A criação de personas ajuda a determinar o tipo de conteúdo que você precisa para alcançar seus objetivos;
- Auxilia no desenvolvimento das estratégias de marketing digital, apresentando o público que deve ser focado;
- É por meio dessa análise que você conseguirá dados concretos de onde seus prospectos buscam suas informações, assim como eles buscam consumi-las;
- Auxilia no desenvolvimento dos tópicos que você deve construir;
- É por meio dessa análise que você também conseguirá identificar o tom e o estilo da linguagem do seu conteúdo.
Como definir personas?
Depois de entender qual é a sua persona, como ela beneficia o seu negócio, além de reunir algumas informações preliminares, você precisará se orientar pelo perfil de um cliente típico.
Em outras palavras, você deve responder a algumas perguntas que o auxiliará a definir as características comportamentais da sua persona sob a orientação da maioria dos consumidores.
Por exemplo, quem é o seu potencial cliente, nível de instrução, tipos de informações que consome e canais utilizados, atividades mais realizadas, o que (e quem) influencia em suas decisões, objetivos, dificuldades, obstáculos, e assim por diante.
Depois que esse processo for concluído, você terá informações consistentes sobre os consumidores em potencial do seu negócio.
Como criar uma persona?
A próxima etapa é descrever o perfil do cliente em detalhes com base na resposta obtida.
Com isso, você poderá unificar as informações e desenvolver os personagens de modo rápido e prático. Para te ajudar, algumas características podem ser consideradas:
- Nome da persona (fictício);
- Objetivos;
- Cargo/Ocupação;
- Sexo;
- Desafios;
- Ramo da atividade;
- Idade;
- Meios de comunicação utilizados;
- Nível de escolaridade.
Incomum Viagens é a melhor opção para agentes
Um atendimento personalizado é visto como uma importante ferramenta de negócios, tornando os empreendimentos mais inteligentes e lucrativos. Atualmente, tal recurso é uma peça fundamental para aumentar o potencial de vendas.
Quando o cliente se sente influenciado pelo tipo de ação que você realiza, torna-se mais fácil realizar todos os procedimentos e fidelizá-lo, garantindo assim que ele receba uma estrutura mais adequada e integrada.
Portanto, se quiser saber mais sobre este assunto, entre em contato com a Incomum Viagens. Estamos sempre prontos para ajudá-lo a conquistar novos clientes e se destacar da concorrência.
Além disso, usamos muitas outras estratégias de marketing para ajudá-lo a atingir seus objetivos mais elevados. Basta enviar um e-mail ou realizar uma ligação.