Agência e operadora de viagens: Qual a diferença?

operadora de viagens

Você sabia que há diversas diferenças entre uma agência e uma operadora de viagens? Ao organizar a sua viagem, é necessário estar atento. Até porque, planejar uma viagem não é uma tarefa fácil, e é bastante comum optarmos por um pacote turístico fechado e que possua tudo o que procuramos de maneira muito mais simplificada. 

Nesse texto você irá conhecer as diferenças entre agência e operadora de viagens e ficar atento ao planejar seus próximos momentos de lazer e descanso em um destino turístico. 

Boa leitura! 

O que é uma operadora de viagens 

Uma operadora de viagens tem como função básica montar os pacotes de viagens comercializados pelas agências. Nesse ponto, elas adquirem parcerias com hotéis e outros meios de hospedagem, companhias aéreas e outras empresas turísticas, tudo isso em diferentes destinos turísticos, e organizam um pacote completo para o cliente final, no caso, o viajante. 

Vale lembrar que a função vital e original das operadoras é criar pacotes turísticos, e não comercializar diretamente para o cliente final, mas isso pode ocorrer e confundir os viajantes em alguns casos. 

O que é uma agência de turismo 

Por sua vez, as agências de turismo funcionam em conjunto com as operadoras, divulgando para turistas e viajantes os pacotes e os comercializando. As agências e agentes de viagem trabalham tanto com operadoras, formando parcerias para adquirir os pacotes prontos, quanto com o público final, vendendo e criando laços com esses clientes. 

É interessante ressaltar que cada agência pode contar com o auxílio de uma ou mais operadoras, e diferentes agências e agentes podem possuir pacotes de diferentes operadoras, e é nesse processo em que surge a diferença nas condições de vendas de uma agência para outra. 

Torne-se um parceiro Incomum!

Diferenças entre as duas empresas 

Dados os conceitos anteriores a respeitos de agência e operadora de viagens, a diferença entre as empresas fica clara. As operadoras dependem das agências para vender o pacote que foi montado, e as agências e agentes dependem das operadoras para receber um pacote e vender ao público. 

Podemos colocar em um exemplo prático, onde os hotéis, companhias aéreas e serviços turísticos são fábricas de peças de um carro. Por sua vez, é função da operadora de viagens, juntar essas peças e montar um pacote de viagem, no caso, como uma montadora de carros, que apenas monta o automóvel com peças produzidas em outros locais. 

Já as agências trabalham como as concessionárias, recebendo o pacote e revendendo para o público final, assim como concessionárias que apenas vendem o carro pronto para o cliente final. 

Agora que você já conhece as diferenças entre uma agência e operadora de viagens, entre em contato agora mesmo com a Incomum Viagens. Somos uma operadora de turismo que possuí os melhores pacotes para que os agentes de viagens tenham as melhores condições de vendas perante seus concorrentes, e aos viajantes, as férias mais inesquecíveis de suas vidas.

Fale conosco!

Você também pode gostar…